sexta-feira, 3 de Maio de 2024  22:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-11-2006

Entende-se que essa é a vontade do doador


O meu marido vai herdar uns bens dos pais

Esta rubrica está aberta a todos quantos queiram ver esclarecidos problemas e dúvidas. Para haver resposta bastará para que o leitor envie carta expondo a questão que gostaria de ver esclarecida, para o endereço electrónico, jb@jb.pt ou

Consultório Jurídico do Jornal da Bairrada
Apartado 121
3770-909 Oliveira do Bairro



Jornal da Bairrada reserva-se, no entanto, o direito de seleccionar as perguntas recebidas de acordo com os seus critérios de relevância, interesse e oportunidade, e de editar o seu conteúdo, respeitando escrupulosamente as ideias transmitidas pelos nossos leitores.

Refira-se que não são consideradas perguntas que contenham acusações ou onde sejam emitidas suspeitas relativamente a pessoas ou entidades identificáveis.

Este Consultório Jurídico visa informar os leitores sobre os seus direitos dos cidadãos, o Direito e a organização e o funcionamento da Justiça, mas não pode, como se compreende, pela sua natureza, constituir um aconselhamento jurídico. Não pode ser considerado em caso algum um substituto de uma consulta a um advogado.

O consultório jurídico, publicará, semanalmente, uma resposta, no entanto, caso o número de pedidos exceda as expectativas, poderemos, eventualmente, alargar o número de respostas.

Questão:
Sou casada há um ano no regime da comunhão de adquiridos. O meu marido vai herdar uns bens dos pais. Tenho eu direito a esses bens? Em que circunstâncias?

Eliana Mendes*

Antes de mais, começo por referir que o casamento pode estar sujeito a um dos seguintes regimes bens: comunhão de adquiridos (art. 1721º Código Civil), comunhão geral (art. 1732º CC) ou separação de bens (art. 1735º CC), quer o que os esposos quiseram estipular dentro dos limites da lei.

No caso da Leitora, que casou no regime de bens da comunhão de adquiridos, não terá direito aos bens que o seu marido receber da herança dos pais dele, uma vez que, em termos legais, são considerados bens próprios do seu marido.

Ou seja, dispõe o art. 1722º do Código Civil que são considerados bens próprios dos cônjuges os bens que cada um deles tiver ao tempo da celebração do casamento, os bens que lhe advierem depois do casamento por sucessão ou doação e os bens adquiridos na constância do matrimónio por virtude de direito próprio anterior.

Aliás, conservam, também, a qualidade de bens próprios os bens sub-rogados no lugar dos bens próprios de um dos cônjuges, por meio de troca directa, o preço dos bens próprios alienados e os bens adquiridos ou as benfeitorias feitas com dinheiros ou valores próprios de um dos cônjuges, desde que a proveniência do dinheiro ou valores seja devidamente mencionado no documento de aquisição, ou em documento equivalente, com intervenção de ambos os cônjuges.

Contudo e, conforme preceitua o artigo 1729º do Código Civil “ os bens havidos por um dos cônjuges por meio de doação ou deixa testamentária de terceiro entram na comunhão, se o doador ou testador assim o tiver determinado; entende-se que essa é a vontade do doador ou testador, quando a liberalidade for feita em favor dos dois cônjuges conjuntamente.” Com excepção das doações e deixas testamentárias que integrem a legítima do donatário.

Em suma, tendo em consideração o que acima referi, sou do entendimento que, em regra, não terá direito aos bens que integram a herança dos pais do seu marido, uma vez que são considerados bens próprios do seu marido, com excepção de a doação ou testamento ser feito a ambos.

*Advogada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®